Tipos e usos de tiristores
Um tiristor, também conhecido como tiristor ou tiristor, é um dispositivo semicondutor do tipo potência com três junções PN. Por poder controlar a corrente como uma porta, é chamado de “tiristor”. O tiristor é um dos dispositivos de controle de semicondutores de potência mais comumente usados, com uma ampla gama de aplicações.
Tipos e usos de tiristores
O silício controlável é um componente de três terminais de junção PN dupla de material de cristal único de silício, caracterizado por condutividade unidirecional; A tensão e a corrente podem ser controladas durante a condução; Controle alto-cargas de energia com drivers pequenos (nível de miliamperes). Devido às suas características, é altamente preferido e comumente utilizado em retificação controlável, inversores, chaves sem contato, regulação de tensão CA e outros campos. Além dos tiristores comuns, vários tipos de tiristores foram derivados para diferentes requisitos de uso.
Tiristor comum
1. Tiristor comutável KG
Um tiristor regular perde sua função quando um sinal de disparo positivo é aplicado ao eletrodo de controle G. Para desligar o tiristor regular, a tensão positiva entre o ânodo A e o cátodo K deve ser zero ou uma tensãonegativa deve ser aplicada. O tiristor comutável pode desligar efetivamente, desde que uma corrente de disparonegativa suficientemente grande e ampla seja aplicada ao eletrodo de controle G.
Uso: Geralmente usadona regulação de velocidade do helicóptero, regulação de velocidade de frequência variável, fonte de alimentação do inversor e circuitos de controle DC, como ligar/fora de cargas DC (bobinas de relé, válvulas solenóides, embreagens eletromagnéticas, motores DC), ignitores de carro, etc.
2. Tiristor bidirecional KS
Se uma tensãonegativa for aplicada ao ânodo A e ao cátodo K de um tiristor regular, mesmo que um sinal de disparo positivo seja aplicado ao eletrodo de controle G, o tiristor regularnão conduzirá. No entanto, tiristores bidirecionais podem conduzir. Para desligar o tiristor bidirecional, a tensão entre o ânodo A e o cátodo K deve ser zero.
Uso: Geralmente usado em AC/Circuitos de controle DC, como reguladores de tensão; Inversor; AC/Chaves de carga DC, etc.
3. Tiristor de condução reversa KN (também conhecido como tiristor de condução reversa)
Em certas aplicações, como inversores e choppers, énecessário conectar os terminais ânodo A e cátodo K de um tiristor em paralelo com um diodo reverso. Com baseneste requisito, um tiristor de condução reversa é integrado ao diodo reverso em um material wafer de silício. Portanto, os tiristores de condução reversa têm condução direta controlável, condução reversanatural e a capacidade de passar grandes correntes incontrolavelmente; Capaz de suportar alta pressão e alta temperatura; Recursos como curto tempo de desligamento e baixa tensão de estado, etc.
Uso: Geralmente usado para comutação de fontes de alimentação; Fonte de alimentação ininterrupta UPS; Em alta tensão e alta-cargas de energia. Como a fonte de energia do trânsito ferroviário.
4. Silício controlável rápido KK
Devido à exigência de resposta rápida e em-função desligada dos tiristores em certos campos de aplicação, os tiristores rápidos são feitos com base em tiristores comuns, alterando o processo de fabricação, o que encurta bastante o giro-tempo de ligar e desligar dos tiristores, com uma volta-na hora de cerca de 8 μ é; O tempo de desligamento é em torno de 50 μ S. O tempo de comutação do circuito principal é inferior a 60 ms e a frequência operacional também foi aumentada para vários milhares de Hz.
Uso: Comumente usado para fonte de alimentação ininterrupta UPS; Fonte de alimentação trifásica de frequência variável; Fonte de alimentação de média frequência; Fonte de alimentação ultrassônica; Inversor, helicóptero; Interruptor rápido, modulador de largura de pulso, oscilador multi-harmônico, etc.
5. Tiristor controlado por luz
O tiristor controlado por luz pode ser excitado para conduzir usando uma fonte de luz; Também pode ser um tiristor que conduz disparando um sinal do eletrodo de controle G, semelhante a um tiristornormal. Possui dois terminais (sem o eletrodo de controle G) e três terminais em estrutura. O controle de luz refere-se ao isolamento elétrico completo entre o circuito principal e o circuito de controle.
Uso: Geralmente usado para fazer optoacopladores; Terminais externosno sistema de controle automático (como monitoramento, entrada de controle lógico/saída, etc); Circuitos de transmissão de corrente contínua de alta tensão, etc.